sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O CANTONEIRO DE LIMPEZA

O Cantoneiro de Limpeza,...talvez uma das profissições mais antigas de lisboa.
Muitas vezes despercebido, estes homens e mulheres, deixam sua marca diáriamente nas nossas ruas, limpando toda a imundice que todos nós fazemos.
A imagem do cantoneiro, teem vindo a melhorar nos ultimos tempos, mas mesmo assim é dificil "desligar" o preconceito que existe contra estes trabalhadores.
Ainda vistos como pessoas sem educação, sem qualificações, muitas vezes malcriados e "alcoolicos", muitos se esforçam para dignar esta profissão e todos aqueles que calçam as luvas para mais um dia duro de trabalho.


Sou cantoneiro de Limpeza desde 1996, onde ingressei na CML com apenas 19 anos. Foi uma opção dificil, mas vendo isto alguns anos mais tarde, foi uma opção acertada, pois faço parte do quadro efectivo, que significa uma segurança profissional, hoje tanto necessária face a esta crise economica.

É sem duvida uma profissão dura, ainda agora enquanto escrevo estas linhas, doiem me as mãos, depois de ter passado um noite inteira, debaixo de chuva, vento e frio, lavando ruas.

Sempre sofri na pele, o preconceito de ser cantoneiro, desde ser maltratado na rua, julgando me indevidamente como uma pessoa sem cultura e educação, até uma rapariga que com quem começei, digamos a "curtir", ela adorava-me, ligava-me sempre, mas nunca veio ao topico a minha profissão, mas assim que ela soube, nunca mais me falou. ehehehe finalmente deve ter acordado e vou o quanto eu era feio!!!!

Mas hoje o cantoneiro é diferente, pelo menos no municipio de Lisboa, no seu grande numero são jovens e mulheres, quase todos com educação, muitos acima da escolariedade obrigatória. Sim, tenho muito colegas LICENCIADOS, ao meu lado, com pá e vassoura na mão a limpar a rua, de supostos "doutores".

Escrevo esta linha em homenagem a estes homens e mulheres, Um bem haja a todos!!
E peço aos descrentes que acreditem na boa imagem dos cantoneiros.

1 comentário:

Nefelibata disse...

Cantoneiro... interessante... estou a aprender muita coisa contigo.
Aqui em São Paulo o cantoneiro é gari.. e um deles é muito famoso... pelo carnaval.... não sei se sabes.

Beijos.